Alemanha 2008/09: Os promovidos

SC Freiburgo
SC Freiburgo

OS CLUBES PROMOVIDOS À BUNDESLIGA

 

SC FREIBURGO

 
Equipa Tipo

SC Freiburgo: táctica

 
Treinador

Robin Dutt
foto © dpa

ROBIN DUTT

Escolhido para assumir a difícil sucessão do carismático Volker Finke, treinador que orientou o Freiburgo entre 1991 e 2007, conduziu o clube ao título da 2ªDivisão em 2008/09, o que valeu o regresso à divisão maior do futebol alemão após quatro temporadas no escalão secundário. Conhecido pelo seu trabalho metódico e rigoroso, Dutt organizou a equipa em 4x4x2 clássico, recorrendo, em algumas situações, ao 4x2x3x1 e o 4x4x2 losango, esquemas em que o criativo franco-marroquino Abdessaki abandonava as alas para assumir o papel de «10», a sua posição de origem. Do início ao fim da Liga nos primeiros lugares da classificação, o espectacular arranque de 2ª volta, com 6 vitórias consecutivas, lançou definitivamente o Freiburgo na rota da subida e do título.

 
As Figuras

Mohammodou Idrissou
foto © Bongarts/Getty Images

Mohammodou Idrissou

Ömer Toprak
foto © picture-alliance/dpa

Ömer Toprak

 
FSV Mainz 05
foto © AP

FSV MAINZ 05

 
Equipa Tipo

FSV Mainz 05: táctica

 
Treinador

Jørn Andersen
foto © dpa

JØRN ANDERSEN

Técnico norueguês, de 46 anos, não evitou, em 2007/08, a descida do Kickers Offenbach à 3ªDivisão, o que levantou muitas dúvidas sobre a sua capacidade para liderar o projecto de subida que o Mainz 05 lhe propôs para o novo exercício. Contudo, um bom arranque de época, suportado por uma ideia de jogo ofensiva, cativou os adeptos, que viram o clube posicionar-se, durante grande parte da primeira volta, no lugar cimeiro da classificação. Se é certo que a segunda metade da temporada foi menos fulgurante, Andersen soube resistir às aproximações dos seus rivais na luta pela subida e assegurar o 2º lugar final. O 4x4x2 foi o seu modelo táctico preferencial, ainda que o tenha alternado, em algumas situações, com o 4x1x3x2 e com o 4x2x3x1, este mais utilizado em jogos extramuros.

 
As Figuras

Aristide Bancé
foto © Bongarts/Getty Images

Aristide Bancé

Markus Feulner
foto © Bongarts/Getty Images

Markus Feulner

 
FC Nuremberga
foto © dpa

FC NUREMBERGA

 
Equipa Tipo

FC Nuremberga: táctica

 
Treinador

Michael Oenning
foto © Bongarts/Getty Images

MICHAEL OENNING

Promovido a técnico principal do Nuremberga na sequência do despedimento de Thomas von Heesen à 2ª jornada, poucos esperariam que fosse capaz de conduzir o «Clube» à divisão maior do futebol alemão, até porque só conseguiu a sua primeira vitória à ronda 8, numa altura em que era bastante contestado pelos adeptos. Esse triunfo acabaria por marcar o início de uma fantástica recuperação na tabela classificativa, que colocou o Nuremberga, à entrada da recta final da Liga, em zona de promoção. Contudo, esta só seria obtida no «Playoff» diante do Energie Cottbus, 16º classificado da 1ªDivisão, despachado por um esclarecedor 5-0 na soma das duas mãos. O 4x1x3x2 foi o esquema táctico de eleição de Oenning, que apesar de apresentar uma ideia de jogo bastante ofensiva, não abdicou de grande rigor defensivo, bem expresso nos 29 golos sofridos ao longo da temporada, que garantiram a defesa menos batida da competição.

 
As Figuras

Marek Mintál
foto © AP

Marek Mintál

Raphael Schäfer
foto © Bongarts/Getty Images

Raphael Schäfer

 
foto de abertura © Michael Heuberger


Rui Malheiro

 
analista de futebol, scout e autor. freelancer. escreveu Anuário do Futebol 2008/09 e Anuário do Futebol 2009/10.