Posted 29/01/2013 by Rui Malheiro in Playmaker
 
 

Antena 1 | Síntese e Jornal de Desporto | 29-01-2013 | O perfil de Paulo Henrique.

Paulo Henrique
Paulo Henrique

Hoje, tive o privilégio de participar na Síntese e no Jornal de Desporto da Antena 1 com o Fernando Eurico. Em destaque, o perfil de Paulo Henrique, apontado como novo reforço do Sporting.

 

 
Paulo Henrique é um avançado de 23 anos, mas já com uma carreira muito rica. Surgiu, com apenas 18 anos, na equipa principal do Atlético Mineiro e a marcar golos. Despertou a cobiça de emblemas europeus e rumou aos holandeses do Heerenveen, onde se cruzou com Vitória de Setúbal e Sporting nas competições europeias, totalizando 16 golos, em dois anos, na Eredivisie. Regressou ao Brasil, pela porta grande, para jogar no Palmeiras, mas o seu rendimento ficou aquém do previsto. De regresso à Europa, no verão de 2010, fez uma época espectacular nos belgas do Westerloo, em que marcou 22 golos (16 para a Liga), o que levou o Trabzonspor a contratá-lo por quase 4 milhões de euros.

Na Turquia, começou bem: marcou um golo ao Benfica no jogo de acesso à Liga dos Campeões. Algumas lesões no joelho, como também o facto da equipa utilizar, quase sempre, apenas um avançado, têm feito com que venha a jogar menos do que esperava, muitas vezes a partir do banco ou sobre uma das alas, face à concorrência de jogadores como Robert Vittek ou Marc Janko, ex-FC Porto. Em ano e meio, soma apenas 4 golos na Liga turca.

É um avançado forte e muito disponível do ponto de vista físico, como também móvel, rápido e com poder de aceleração. Capaz de jogar a toda a largura do ataque, oferece profundidade ao jogo ofensivo da equipa e é muito forte nas transições ofensivas, algo que agradará muito a Jesualdo Ferreira. Na área, é oportuno, agressivo e sabe antecipar-se aos defesas adversários. Finaliza, preferencialmente, de pé direito, mas também sabe utilizar o esquerdo. Pode melhorar, em algumas situações, a sua tomada de decisão, mas é capaz de proporcionar assistências, através de passes e cruzamentos, para finalização.

 
foto de abertura © spor.milliyet.com.tr


Rui Malheiro

 
analista de futebol, scout e autor. freelancer. escreveu Anuário do Futebol 2008/09 e Anuário do Futebol 2009/10.