Posted 14/03/2011 by Rui Malheiro in Playmaker
 
 

Dos subúrbios de Copenhaga ao bairro de Flores

2011_santos_botafogosp
2011_santos_botafogosp

Brøndby 2-0 SønderjyskE

D

aniel Wass, reforço do Benfica para 2011/12, apontou, este domingo, o seu 5º golo na Liga dinamarquesa 2010/11, contribuindo para o triunfo caseiro do Brøndby sobre o SønderjyskE (2-0). Utilizado, nos dois últimos jogos, como médio ala direito num 4x4x2 clássico, o internacional AA dinamarquês já tinha sido o autor do golo da formação dos subúrbios de Copenhaga, no passado fim-de-semana, diante do Lyngby (1-1). Com esta vitória, o Brøndby ascende ao 3º lugar da tabela classificativa, já a distantes 20 pontos do líder do FC Copenhaga, clube que caminha tranquilamente para o tricampeonato.

Multimédia: Brøndby 2-0 SønderjyskE

 

 
Daniel Wass

Como jogou o Brøndby (4x4x2)

Brøndby 2-0 SønderjyskE

 

Dundee United 2-2 Motherwell

N

um jogo emocionante, a contar para os quartos-de-final da Taça da Escócia, Dundee United e Motherwell empataram a duas bolas no Tannadice Park. David Goodwillie, jovem avançado escocês, de 21 anos, assinou o melhor momento do jogo, ao marcar um grande golo na execução de um pontapé de bicicleta. Produto das escolas dos «Terrors», Goodwillie, habitual titular da Selecção Sub-21 escocesa, está a realizar uma época fantástica – soma 13 golos na Premier League escocesa -, o que já motivou a sua estreia pela Selecção AA.

Multimédia: O golo de David Goodwillie

 

 
Miguel Vítor

Scunthorpe United 0-3 Leicester City

D

e regresso à competição, após quase 3 meses de paragem, o defesa-central Miguel Vítor apontou 2 dos 3 golos do Leicester City na visita ao terreno do Scunthorpe United (3-0). Um triunfo importante para a formação liderada pelo sueco Sven-Goran Eriksson, que ascendeu ao 9º lugar da classificação e mantém viva a hipótese de chegar ao «Playoff» de acesso à Premier League: está, a 9 jornadas do fim da competição, a 5 pontos do Nottingham Forest, 6º classificado. O guarda-redes Ricardo somou o seu 7º jogo consecutivo como titular do Leicester – 2º sem sofrer golos -, enquanto que Moreno foi suplente não utilizado.

Multimédia: Scunthorpe United 0-3 Leicester City

 

 

Como jogou o Leicester City (4x3x3)

Scunthorpe United 0-3 Leicester City

 

Birmingham City 2-3 Bolton Wanderers

S

urpreendente vencedor da Taça da Liga Inglesa 2010/11, o Birmingham City, a passar por grandes dificuldades para assegurar a permanência na Premier League, falhou o objectivo de chegar às meias-finais da Taça de Inglaterra, ao não conseguir suplantar, no seu reduto, o Bolton Wanderers (2-3), a realizar também um excelente trajecto no campeonato. Num jogo emocionante, em que os «Blues» se revelaram capazes de recuperar de duas situações de desvantagem no marcador, um golo de cabeça do internacional AA coreano Lee Chung-Yong, em cima dos 90 minutos, valeu a qualificação para as meias-finais da formação orientada pelo irlandês Owen Coyle, uma das maiores surpresas da temporada inglesa. No entanto, o grande momento da tarde de futebol em St Andrew’s, pertenceu ao veterano goleador Kevin Phillips, autor do 2º golo dos «Blues». Aos 37 anos, Phillips, a «máquina goleadora», tem sido muito pouco utilizado ao longo da temporada, mas soma 3 golos nos únicos 3 jogos que realizou como titular.

Multimédia: O golaço de «Super-Kev» Phillips

 

 

Como jogou o Bolton Wanderers (4x4x2)

Birmingham City 2-3 Bolton Wanderers

 

Legia Varsóvia 1-2 Slask Wroclaw

D

uro revés para o Legia Varsóvia na luta pelo título polaco. Surpreendidos, em casa, pelo Slask Wroclaw (1-2), formação que somou o seu 11º jogo consecutivo sem perder na Liga, os «Militares», com Manú a titular na ala direita, viram o Wisla Cracóvia dilatar para 5 pontos a vantagem na liderança da competição. Um remate forte de Ariel Borysiuk, uma das grandes revelações da temporada polaca, até adiantou, aos 7 minutos, o Legia no marcador, mas o 7º golo da temporada de Przemyslaw Kazmierczak, antigo jogador do Boavista, FC Porto e Vitória Setúbal, valeria o empate ao Slask Wroclaw, ainda antes do intervalo. O grande momento da noite chegaria na segunda parte: Sebastian Mila, eterna promessa adiada do futebol polaco, apontou o seu primeiro golo da temporada, num soberbo remate de pé direito, que valeu 3 preciosos pontos aos «Verdes» de Wroclaw na luta pelos lugares europeus.

Multimédia: O golo de Mila

 

 

Como jogou o Slask Wroclaw (4x2x3x1)

Legia Varsóvia 1-2 Slask Wroclaw

 

Willem II 1-3 Ajax

C

om mais dificuldade do que seria expectável, o Ajax arrancou um triunfo (3-1) na deslocação ao terreno do Willem II, último classificado da Eredivisie. A perder ao intervalo, graças a um golo do jovem Rangelo Janga, num lance em que o pesado guardião Jeroen Verhoeven, habitual suplente do lesionado Maarten Stekelenburg, não esteve isento de responsabilidades, o Ajax assinou a reviravolta no marcador na etapa complementar: já depois de Siem De Jong, aos 47 minutos, ter restabelecido a igualdade, os golos de Jan Vertonghen e do jovem internacional dinamarquês Christian Eriksen, que assinou mais uma obra-prima, nos últimos 10 minutos da partida, conduziram a formação de Amesterdão a um triunfo que a mantém na corrida pelo título – está a 3 pontos do líder PSV Eindhoven e a 2 do campeão Twente.

 

Multimédia: Willem II 1-3 Ajax

 

 

Como jogou o Ajax (4x3x3)

Willem II 1-3 Ajax

 

FC Colónia 4-0 Hannover

349

dias depois, Petit voltou a marcar um golo. O antigo internacional AA português, de 34 anos, abriu o caminho, através de um golo na transformação de um livre directo, para a goleada caseira do FC Colónia sobre o Hannover (4-0), onde o português Carlitos, recuperado de uma lesão grave, fez o seu segundo jogo da temporada como titular. Foi o quarto triunfo dos «Bodes» nos últimos 6 jogos, o que lhes permitiu saltar da zona de descida para o 11º lugar da Bundesliga.

 

Multimédia: FC Colónia 4-0 Hannover

 

 

Como jogou o FC Colónia (4x2x3x1)

FC Colónia 4-0 Hannover

 

Mettalist 2-2 Dnipro

N

o fim-de-semana em que o líder Shakhtar sofreu a sua segunda derrota da temporada – 0-1 na deslocação ao terreno do Karpaty -, o que fez com que a vantagem sobre o Dinamo Kiev, 2º classificado, tenha diminuído para 9 pontos, Mettalist e Dnipro, envolvidos na luta pelo 3º lugar, encontraram-se no jogo mais importante da 21ª jornada da Liga ucraniana. A partida não defraudou as expectativas e um «bis» de Yevhen Konoplyanka, grande promessa do futebol ucraniano, valeu uma vantagem de dois golos ao Dnipro, formação orientada pelo espanhol Juande Ramos e onde actua o brasileiro Matheus, ex-Sporting de Braga, que não foi opção para este jogo. Contudo, dois golos do médio ofensivo brasileiro Cleiton Xavier, aos 73 e 81 minutos, permitiram ao Mettalist alcançar a igualdade (2-2) e segurar o 3º lugar. Destaque para o 2º golo do antigo jogador do Palmeiras, Figueirense e Internacional de Porto Alegre, num magnífico pontapé de escorpião.

 

Multimédia: O pontapé de escorpião de Cleiton Xavier

 

 
Cagliari Calcio vs. Udinese Calcio

Cagliari 0-4 Udinese

12º

jogo consecutivo da Udinese sem perder na Liga italiana e terceira goleada consecutiva fora de casa: depois de vencer em Cesena (3-0) e em Palermo (7-0), 4-0 na visita ao terreno do Cagliari. De mais uma exibição de gala dos «Friulani», que ascenderam ao 4º lugar da classificação, a 9 pontos do líder AC Milan, o destaque para o bis de «Totò» Di Natale e, sobretudo, para o fantástico golo de Alexis Sánchez, o miúdo maravilha do futebol chileno.

Multimédia: o golo «maradoniano» de Alexis Sánchez

 

 

Como jogou a Udinese (3x5x2)

Cagliari 0-4 Udinese

 

Catania 1-0 Sampdoria

C

ristian Llama, médio ala esquerdo argentino, saiu do banco para dar uma preciosa vitória ao Catania sobre a Sampdoria, num jogo entre duas equipas que pretendem fugir aos lugares de descida. Um golo fantástico, de um jogador até aqui muito pouco utilizado, que valeu à formação orientada por Diego Simeone a 3ª vitória nos últimos 5 jogos e o salto para o 14º lugar da Serie A. Ao invés, a Sampdoria, que iniciou a temporada a disputar o «Playoff» de acesso à Liga dos Campeões, sofreu a sua 7ª derrota nos últimos 9 jogos – apenas marcou golos em 2 desses jogos – e está apenas 3 pontos acima da zona de descida.

Multimédia: Catania 1-0 Sampdoria

 

 

Como jogou o Catania (4x2x3x1)

Catania 1-0 Sampdoria

 

Anorthosis 2-1 AEK

N

uma jornada marcada por vários golos de jogadores portugueses, destaque para a vitória do Anorthosis sobre o AEK (2-1), decisiva para a formação de Larnaca assegurar o 3º lugar – suplantando o seu rival – e garantir a qualificação para o «Playoff» do título e de apuramento para as competições europeias. O luso-caboverdiano Cafú e o luso-francês Cristóvão Ramos foram as grandes figuras da partida, não só por terem sido os autores dos golos, mas também pelas inúmeras oportunidades que criaram e desperdiçaram. Com este triunfo, o Anorthosis somou a sua 11ª vitória nos últimos 14 jogos, consumando uma espectacular recuperação na tabela classificativa desde que o búlgaro Stanimir Stoilov, antigo jogador do Campomaiorense, assumiu o comando técnico da equipa.

 

Multimédia: Anorthosis 2-1 AEK

 

 

Como jogou o Anorthosis (4x2x3x1)

Anorthosis 2-1 AEK

 
Santos 2-1 Botafogo São Paulo

Santos 2-1 Botafogo São Paulo

199

dias depois de sofrer uma grave lesão no joelho esquerdo, Paulo Henrique Ganso regressou, este fim-de-semana, ao relvados e assumiu-se como uma das figuras da 13ª jornada do Campeonato Paulista, ao assumir um papel determinante na vitória do Santos sobre o Botafogo de São Paulo (2-1), clube que luta pela fuga aos lugares de descida e estreava Argel Fucks, antigo jogador de Benfica e FC Porto, no comando técnico. Depois de uma primeira parte pouco inspirada, a entrada, ao intervalo, de Paulo Henrique Ganso mudou o rumo do jogo: menos de um minuto após o reinício, o médio ofensivo esteve na origem do golo que abriu o marcador; e, aos 54 minutos, acabaria por fazer o 2-0, ao aproveitar um cruzamento da direita de Zé Eduardo. Um triunfo que permite ao Santos manter-se no grupo de líderes do «Paulistão», juntamente com São Paulo, Corinthians e Palmeiras.

 

Multimédia: Santos 2-1 Botafogo São Paulo

 

 

Como jogou o Santos após a entrada de Ganso (4x2x2x2)

Santos 2-1 Botafogo São Paulo

 

Sol de América 2-3 Cerro Porteño

J

uan Manuel Iturbe, reforço do FC Porto para 2011/12, apontou, este fim-de-semana, o seu 4º golo em 7 jogos oficiais pelo Cerro Porteño em 2011. Suplente utilizado pela 4ª vez em jogos da Liga paraguaia, o internacional sub-20 argentino marcou o golo decisivo na vitória sobre o Sol de América (3-2), que valeu o 3º triunfo extramuros, no Apertura 2011, do «Ciclone».

 

Multimédia: o golo de Juan Manuel Iturbe

 

 

San Lorenzo 1-0 Boca Juniors

U

m golo fantástico do internacional paraguaio Aureliano Torres, a fazer recordar o lateral brasileiro Roberto Carlos, valeu um triunfo justo ao San Lorenzo no «clássico» diante do Boca Juniors. Num jogo fraco e com muitos passes errados, o «Ciclone» do bairro de Flores foi a equipa menos má sobre a cancha do Gasómetro, impondo-se a um Boca Juniors muito retraído e com um futebol bastante curto. Apenas nos últimos 10 minutos da partida, já em desvantagem no marcador, é que os «Bosteros» revelaram algum arrojo do ponto de vista ofensivo, mas aí Ramon Díaz, o técnico do San Lorenzo, soube transformar o 3x5x2 num 5x3x1x1 e segurar a preciosa vantagem. Com esta vitória, o San Lorenzo juntou-se ao grupos dos 2ºs classificados do Clausura 2011, a dois pontos do líder Racing, enquanto que o decepcionante Boca, que não marcou golos pelo 3º jogo consecutivo, somou a sua 3ª derrota em 5 jogos, caindo para o 17º lugar da tabela classificativa.

 

Multimédia: o golo de Aureliano Torres

 

 

Como jogou o San Lorenzo (3x5x2)

San Lorenzo 1-0 Boca Juniors

 
fotos © brondby.com, lcfc.com, Getty Images, Agência Estado


Rui Malheiro

 
analista de futebol, scout e autor. freelancer. escreveu Anuário do Futebol 2008/09 e Anuário do Futebol 2009/10.