Random Article


 
A ferver
 

Bernard

 
bernard_ap
bernard_ap
bernard_ap

 
Ficha
 

Nome: Bernard Anício Caldeira Duarte
 
Clube: Atlético Mineiro
 
Data de Nascimento: 08 - 07 - 1992
 
Nacionalidade: Brasileira (Passaporte Espanhol).
 
Altura: 1.63
 
Peso: 63
 
Pé Preferencial: Direito.
 
Posição: Extremo Esquerdo; Médio Ofensivo.
 
 
Capacidade Técnica
8.5


 
Passe
7.5


 
Visão de Jogo
7.5


 
Remate
7.0


 
Velocidade
8.5


 
Jogo Aéreo
4.5


 
Desarme
5.0


 
Capacidade Física
5.0


 
Sentido Táctico
6.0


 
Potencial Actual
7.0


 
Potencial Futuro
8.5


 
Total Score
6.8


 


0
Posted 03/05/2013 by José Pedro Teixeira

 
Análise
 
 

Bernard (Atlético Mineiro)

Perfil

Bernard é, sensivelmente desde a saída de Lucas para o PSG, o extremo-fantasia do Brasileirão. Destro, actua predominantemente pela esquerda, foi determinante na caminhada do Atlético Mineiro sub-20 para o título da Taça Belo Horizonte de futebol júnior em 2011 e, já na equipa sénior, para o vice-campeonato brasileiro do Galo. Tem sido, igualmente, no início de 2013, uma peça chave no Mineirão e na Copa Libertadores.

Tira partido da frágil compleição física (1.63m e 60kg) para aplicar a sua óptima capacidade de aceleração, velocidade de sprint e rapidíssimas mudanças de velocidade – com e sem bola. Combativo, forte nas acções de pressão sobre o adversário e na recuperação de bola resultante das mesmas. Apresenta uma impressionante eficácia em situações de 1×1 ofensivo – curto e em progressão – conseguindo, à sua custa, criar inúmeras oportunidades de golo para a equipa por bolas paradas em zonas próximas da área adversária. Orienta, quase sempre, as suas movimentações ofensivas, em direcção à baliza oponente, mostrando claros sinais de um notável sentido de baliza. É igualmente notável a capacidade para detectar movimentações de rotura de colegas, solicitando-os, com frequência, nas costas das defesas adversárias.

A predominância de deslocações diagonais fora-dentro – da esquerda para o centro – pode, no entanto, ser tida como um padrão até certo ponto previsível. Para além disso, ainda possui uma tendência excessiva para enveredar por lances individuais, perdendo objectividade. Deve ainda procurar melhorar o posicionamento em momento de organização defensiva (lacuna presente em praticamente todos os jogadores de cariz ofensivo no Brasil). O défice de qualidade no jogo aéreo dificilmente será superado, dadas as características físicas do jogador, embora haja alguma margem de progressão do ponto de vista técnico - timing de salto e cabeceamento propriamente dito.

Ainda assim, o sabor a samba do seu toque de bola certeiro levantam as melhores expectativas. “Sempre me chamam de bambino de ouro, disse à globoesporte. Até à data, e apesar e ter mostrado que há motivos para tal, fica apenas no ar uma pequena sombra: A eterna questão da transição de jogadores com tremendo nível técnico e alguns problemas no momento da decisão, do futebol brasileiro (mais pausado e menos rigoroso defensivamente) para uma qualquer liga Europeia de topo.

 

Bernard Anício Caldeira Duarte

Data de Nascimento: 08 – 09 – 1992
Nacionalidade: Brasil
Altura: 1.63
Peso: 63
Posição: Extremo Esquerdo; Médio Ofensivo
Internacional AA pelo Brasil

ÉPOCA CLUBE JOGOS GOLOS
2011 Atlético Mineiro 19 (4) 0
2012 Atlético Mineiro 36 (0) 11
2013 Atlético Mineiro



 

Multimédia

 

 

foto © globoesporte


José Pedro Teixeira

 
Estudante de Medicina, Treinador-Adjunto do U. A. Povoense (sub-19), Colaborador da Wyscout.


0 Comments



Be the first to comment!


You must be logged in to post a comment.